A inteligência dos cães nunca foi questionada, sabemos que são geralmente animais perspicazes e bastante atentos ao mundo que os rodeia, memorizam sons e conseguem associá-los a objectos e acções. Eles têm uma grande capacidade de aprendizagem e algumas raças destacam-se pela sua inteligência, conseguem mesmo aprender palavras.
O psicólogo Stanley Coren, desenvolveu algumas pesquisas que comprovam que os cães treinados podem aprender, em média, 160 palavras. Ao longo da pesquisa o psicólogo conheceu um cão da raça Border Collie que compreendia mais de 200 palavras. A presquisa de Stanley Coren provou que estes animais conseguem reconhecer objectos, orientações por palavras e que também aprendem por eliminação.
Os cães conseguem aprender palavras que façam referências a conceitos concretos, como objectos e orientações. Toda a linguagem utilizada para a comunicação com os cães deve ser feita a partir de estímulos.
Eles também reconhecem os gestos humanos, sendo por isso fundamental utilizar a linguagem corporal, as palavras e também o tom de voz para tornar a comunicação com o animal mais efectiva.