Fale connosco:

Blog

DICAS PARA CUIDAR MELHOR DA SUA TARTARUGA 

Para começar bem, aqui ficam dicas para que a sua tartaruga confie em si: 

  • Ao aproximar-se da sua tartaruga, faça apenas movimentos lentos, de modo a evitar sustos, para que ao fim de algum tempo, ela não tenha receio e não fuja, mergulhando subitamente na água ou escondendo-se. Este período de tempo é variável – de alguns dias a alguns meses. Após esta conquista, passará à tentativa do contacto direto: tocar-lhe! Este processo também será gradual e irá requerer paciência e persistência; 

 

  • Proporcione-lhe um aquaterrário com boas condições, limpo e higiénico, para que ela sinta-se tranquila e segura. Coloque-o num local da casa que seja movimentado, sem correntes de ar e que lhe permita ouvir vozes e outros ruídos. Numa sala bem movimentada ficarão mais sociáveis com todas pessoas da casa. 

 

Como segurar a sua Tartaruga 

Embora a carapaça (parte de cima) e o plastrão (parte debaixo) sejam rijos, são extremamente sensíveis ao tacto, porque neles existem terminações nervosas internas. Deverá então conter a sua tartaruga pelas zonas rijas laterais, fazer o movimento lento vire-a para si – ficará assim, mais calma. 

Segure de modo firme, sem apertar e sem transmitir sensação de queda eminente. Quando maiores, este animais têm muita força nas patas traseiras, por isso evite arranhadelas desnecessárias na sua mão. 

 

Dicas Alimentares 

Alimentação correcta + Aquaterrário bem equipado + Higiene + Carinhosão os 4 segredos para que a sua tartaruga cresça de modo saudável e feliz permitindo assim, uma vida longa. 

Mais do que a quantidade, a qualidade dos alimentos é o mais importante, devendo conter: 

Gorduras e Hidratos de Carbono (fornecem energia),Proteínas e Aminoácidos (ajudam no desenvolvimento muscular e também são fonte de energia); Fibras (favorecem a digestão e previnem a obstipação ou prisão de ventre); Cálcio e Minerais (para o desenvolvimento da carapaça, esqueleto e bom ritmo cardíaco); Vitaminas (estimulam a imunidade – protegem de doenças). 

Em fase de crescimento e dependendo directamente das condições do aquaterrário e nível de actividade física, as tartarugas devem ser alimentadas duas vezes ao dia; Com o avançar da idade, apenas uma vez ao dia. 

A primeira ideia que deve deter, é que uma alimentação equilibrada não é seguramente, o fornecimento em exclusivo de Gammarus desidratados (pequenos camarões secos)pois esses serão apenas fornecidos como guloseima, visto que em nada são nutritivos.  

Todos os alimentos naturais devem ser fornecidos à temperatura ambiente.  

Para além de fornecer peixe fresco crú (preferencialmente de água doce), pequenas porções de “delícias do mar”, poderá também oferecer granulado para tartarugas, de boa qualidade. 

Podemos também diversificar mais a dieta, recorrendo a certos alimentos para peixes, como os liofilizados de larvas vermelhas, ou alimento em pastilhas, caso as tartarugas tenham um tamanho razoável. 

É ainda aconselhável suplementar a alimentação com um complexo de vitaminas para a espécie, visto que em cativeiro o seu animal não é livre de escolher o seu menu perfeito, com a correcta variedade de nutrientes. 

Outros alimentos naturais: tomate, pepino, banana e maçã – sempre lavados e descascados, para retirarmos pesticidas e conservantes. 

Evite: alface e as frutas cítricas visto que podem causar diarreia.  

Quanto mais variada a alimentação, mais saudável será a sua tartaruga! 

 

Aquaterrário 

Em relação ao habitat da sua tartaruga, tenha em atenção que é essencial que esteja bem equipado: filtro de água adequado às dimensões e volume de água, luz de aquecimento (a incidir na zona seca), termostato para que a água esteja com uma temperatura entre 25 e 28ºC (de acordo com a estação do ano) e decoração apropriada e segura que possa transmitir a ideia de um ambiente aquático o mais natural possível.  

Para que a água conserve-se o mais limpa possível, apesar dos equipamentos presentes, deve alimentar as tartaruguinhas num pequeno recipiente à parte, com um pouco de água do aquaterrário (e assim vai mudando água sem dar por isso) evitando a acumulação de restos de alimentos não consumidos e favorecendo que uma maior quantidade de excrementos não vá directamente para o sistema de filtragem.  

 

A Saúde: Sempre que desconfiar que a sua tartaruga não está bem, agende uma Consulta de Exóticos com a Drª Vanessa Carvalho: 

D a  feira, entre as 10h e as 20h218141685 ou 919216512. 

Até breve! 

Clínica Veterinária Drª Vanessa Carvalho #acuidardesde1998   

Gostou? Siga-nos no FB (Clinicavet Vanessa Carvalho) e no Instagram (Clinicavanessacarvalho)

Notícias recentes: