Se ainda não tem animal de estimação, procure um. A ciência garante que os donos de animais têm mais saúde que as restantes pessoas.
Sete benefícios cientificamente comprovados que advêm da detenção de um animal de estimação:
- Combate ao stress
O stress excessivo e prolongado provoca depressões, ansiedade, reduz a função imunitária, aumenta a tensão arterial, e promove estados de espírito erráticos. Também potencia o risco de cancro, de doenças auto-imunes como o lúpus e a artrite reumatóide, e de patologias cardíacas. Portanto, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para reduzir o stress. Um animal de estimação pode ser um óptimo contributo.
A simples interacção com os animais estimula a libertação no cérebro das hormonas calmantes oxitocina e serotonina e reduz o nível de cortisol, a hormona do stress.
- Reforço do sistema imunitário
Estudos recentes demonstraram que as crianças que crescem com um animal de estimação são mais saudáveis que as outras e menos expostas a infecções. O contacto das crianças de tenra idade com o pêlo dos animais também ajuda a prevenir alergias futuras.
- Coração saudável
Está cientificamente provado que a detenção de um animal reduz o risco de doenças cardiovasculares. Já há também evidência empírica de que os animais de estimação contribuem para a redução do nível de colesterol e de triglicéridos. Por outro lado, das pessoas que sofrem de problemas do coração, as que detêm um animal recuperam mais facilmente e evidenciam maior probabilidade de sobrevivência em caso de ataque cardíaco.
- Catalisador de uma vida melhor
Um estudo sobre hábitos tabágicos revelou que mais de 25 por cento de fumadores que detinham animais tentaram deixar de fumar depois de descobrirem os malefícios do tabaco sobre os animais.
Para quem não gosta de ginásios, um cão é um óptimo aliado contra o sedentarismo uma vez que, faça chuva ou faça sol, os passeios diários são obrigatórios.
- Perda de peso
A actividade acrescida que os cães exigem aos seus donos ajuda-os a combater a obesidade. O cão é muitas vezes considerado o melhor companheiro para a prática de exercício físico regular uma vez que está sempre disponível e não aborrece o dono com conversas pouco interessantes.
- Saúde mental
Quem troca o despertador por uma agradável lambidela pela manhã, ou no regresso a casa é recebido pela alegria esfuziante do seu animal, reconhece facilmente o poder revigorante que os animais exercem sobre o nosso estado de espírito.
Estudos científicos concluíram que os gatos oferecem aos donos suporte emocional e ajudam a melhorar o seu estado de espírito. Por seu lado, foi demonstrado que os cães oferecem aos donos conforto e companheirismo, ajudam a reduzir o stress e promovem o relaxamento.
- Enriquecimento social
A detenção de um animal de companhia está associada a estilos de vida mais preenchidos e socialmente mais activos.
Um estudo mostrou recentemente como jovens adultos emocionalmente ligados a cães e gatos revelam sentir-se mais próximos das pessoas e da comunidade.
Outra investigação estudou a influência dos animais de estimação nas relações humanas e comprovou o facto de uma pessoa se fazer acompanhar de um cão aumentar a frequência das suas interacções sociais, em especial com pessoas estranhas.